quinta-feira, 11 de janeiro de 2018

Conhece-me Antes de me Odiares!



Recentemente, no programa da tarde NÓS da RTP 1, falaram do tema "Ser Estudante na Faculdade sendo Mulher Portuguesa de Etnia Cigana".
Para tal ,fizeram uma reportagem e entrevistaram ao vivo duas estudantes ciganas do ensino superior do OPRE (programa que apoia Jovens Ciganos no Acesso ao Ensino Superior.
Quando tudo indicava que ia  ser uma oportunidade de desmistificar clichés acerca das comunidades ciganas e promover a educação junto de outras comunidades ciganas, infelizmente, e apesar da excelente performance das duas mulheres ciganas convidadas, os apresentadores do programa insistiram em tentar mentalizar e passar a ideia que os ciganos são os culpados pela sua situação,segundo eles, os ciganos ainda adotam tradições seculares que "castram" a liberdade das mulheres...
Só o título de apresentação "Mulheres Ciganas fogem á tradição Cigana" é de morrer!
A tradição cigana não proíbe estudar, a escola é que nunca foi uma prioridade porque nunca foi necessária para ganhar o pão de cada dia na venda ambulante. As mulheres do Programa OPRE não são "fugitivas", elas são mulheres ciganas com pleno orgulho de o serem e que optaram por estudar porque acreditam num futuro mais estável que a venda ambulante já não permite assegurar...
As duas intervenientes ciganas tentaram mostrar que as comunidades ciganas são muito heterogéneas e que os processos de inclusão e socialização estavam em diferentes estádios, contrariando ideias pré-concebidas que estão cristalizadas há séculos na sociedade maioritária por falta de conhecimento.
A Sónia Prudêncio disse que não há casamentos forçados, que havia um ou dois num milhão, mostrou que o processo de emancipação das mulheres ciganas está a ser igual ao que foi feito há 3 décadas atrás pelas mulheres da sociedade maioritária. Os argumentos em nada demoveu os apresentadores que apesar de terem dito que gostavam e tinham amigos ciganos , quiseram mostrar á opinião pública que a "Culpa é dos Ciganos".
Perdeu-se uma excelente oportunidade de quebrar ciclos de generalizações diárias e de séculos contra os ciganos...
Por último, dizer ao apresentador, que eu também conheço muitos ciganos, mas não os conheço todos de forma a generalizar toda uma comunidade!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.

Estudantes Ciganos

https://youtu.be/lz3mApTyK9A